quarta-feira, 16 de junho de 2010

CONTABILIDADE GERENCIAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS



Existem muitos parâmetros para definir as pequenas e médias empresas, muitas vezes dentro de um mesmo país, como no Brasil, para se conceituar as pequenas e médias empresas, algumas variáveis são tradicionalmente utilizadas, tais como mão-de-obra empregada, capital registrado, faturamento, quantidade produzida, etc.Um fator importante que é característico destes tipos de empresa é que a estratégia geralmente é formulada pelo seu dirigente principal, que é também o proprietário. Por isso, na maioria dos casos, estas são empresas familiares, onde trabalha membros de uma mesma família e que na maioria das vezes não tem acesso a técnicas modernas de administração e planejamento financeiro. As micro e pequenas empresas tem uma importância fundamental para economia nacional, também por ser uma grande geradora de empregos no país . Um grande problema enfrentado por estas organizações é a difuculdade para se manter no mercado, e esse fato se deve principalmente a falta de planejamento e controle dos gestores.

A contabilidade gerencial auxilia na gestão de empresas, com objetivo de prover seus diversos usuários de informações sobre o patrimônio das organizaçõese visando identificar, mensurar, suportar e analisar informações sobre situações econômicas das empresas. Não existe possibilidade de a empresa funcionar e cumprir sua missão sem um sistema de informação que possa fornecer dados que a todo instante se fazem necessários, tendo em vista a continuidade do negócio e o fato da dinâmica das informações.

A inserção da contabilidade gerencial nos processos práticos e decisórios nas micro e pequenas empresas viabilizaria a implantação e compreensão de alguns instrumentos contábeis por parte dos empresários. É crescente o número de empresas que vem investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos administradores tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa. A contabilidade gerencial surge como uma ferramenta indispensável a qualquer tipo de negócio, um suporte sobre o qual se apoiará o micro e pequeno empresário em suas decisões gerenciais. Os pequenos empresários, freqüentemente, não dão o devido valor à contabilidade como instrumento de apoio, mas devido ao excesso de burocracia e obrigações acessórias que suas empresas têm de cumprir, vêem o contador como a pessoa que cuida de tudo isso, mas não como um suporte a administração. A Contabilidade sem dúvida, a maior fonte de informações sobre o patrimônio da empresa, permitindo conhecer, com facilidade, todos os fatos que ocasionaram alteração qualitativa ou quantitativa, servindo de bússola na administração dos negócios e contribuindo para o alcance dos objetivos. Somente com sua utilização o empresário terá os parâmetros necessários para sua decisão. O pequeno e o médio empresário, assumindo o papel de administradores financeiros, podem desenvolver análises financeiras para identificar o desempenho de sua empresa em relação ao passado, em relação à concorrência, tomando as decisões adequadas, desde que detenha informações sobre o estado de seu patrimônio, alicerçadas por análises financeiras fornecidas por relatórios contábeis. Como exemplo de demonstrações contábeis que podem ser aplicados a pequena empresa, pode-se citar o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado e a Demonstração de Fluxo de Caixa, que embora preparados de maneira simplificada levando em consideração a pequena movimentação financeira da micro e pequena Empresa, podem fornecer informações que serão de grande valia na tomada de decisão.

Com isso é possivel afirmar que através da contabilidade gerencial, o micro e pequeno empresário tem plenas condições de elaborar um bom planejamento com decisões seguras para manter o seu negócio estável e obtendo sucesso no mercado, pois como vimos, as micro e pequenas empresas também são essenciais para o comércio brasileiro.

fonte: www.administrador.com.br; www.artigos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário