quarta-feira, 16 de junho de 2010

Principais termos:

Contabilidade -> É uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão no enfoque passado/presente/futuro. (Kroetz, 2003)

Gasto -> Sacrifício financeiro com que a entidade arca para obtenção de um produto, ou serviço qualquer, seja para uso ou consumo.

Custo -> Compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos da produção de outros bens ou serviços. O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção, para fabricação de um produto ou execução de um serviço.

Depesa -> Compreende os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativa, comercial e financeira, que direta ou indiretamente visa a obtenção de receitas. As despesas são ítens que reduzem o lucro e que tem essa característica de representar sacríficio no processo de obtenção de receitas.

Investimento -> Compreende geralmente os gastos com aquisição de bens de uso da empresa (ativo), ou ainda, aumento de sua vida útil.

Desembolso -> Pagamento resultante da aquisição de bens ou serviços, podendo ocorrer antes, durante ou após a ocorrência do fato.

Perda -> Bens ou serviços consumidos de forma anormal ou involuntária. Não deve ser confundida com despesa e nem com custo, exatamente pela sua caracterização de anormalidade e involuntariedade. São ítens que vão diretamente à conta de resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário