quinta-feira, 17 de junho de 2010

PERGUNTAS FREQUENTES:

1 - O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial (tradução corrente em português do Brasil para a expressão em inglês Management Accounting) é a cinência social que estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob aspectos quantitativos e qualitativos.

2 - Para que serve a contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais.

3 - Quem estuda a contabilidade gerencial?

A maioria de cursos relacionados a área de exatas tem como uma de suas principais materias a contabilidade, mas a contabilidade gerencial é mais especifica em cursos de administração e ciências contábeis.

4 - Qual principal objetivo da contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial tem entre seus objetivos a geração de informaçoes e a explicação dos fenômenos patrimoniais.

5 - O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial é como um modelo de trabalho, orientado por um política de valores, capaz de planejar, alocar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios, valores e estratégias, procurando viabilizar o alcance dos objetivos propostos por uma organização (empresa).

6 - Qual sua importancia para empresas?

Ela formata a sua estrutura hierárquica, o organograma de cargos e funções, o processo disciplinar e os incentivos, as principais interfaces operacionais internas e externas, a estratégia comercial e de marketing, a logística, o desenvolvimento de parceiros, da sua cadeia de suprimentos, que são indispensáveis para sucesso de uma organização.

7 - Qual sua relação com a contabilidade gerencial?

Uma está interligada a outra, pois, através da contabilidade gerencial possibilita ao gestor um controle, planejamento e a tomada de decisões seguras e proativas para que a empresa tenha pleno desenvolvimento.

8 - O que é contabilidade de custos?

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.

9 - Para que serve a contabilidade de custos?

A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos.

10 - Quais objetivos da contabilidade de custos?

Tem como objetivo, fornecer informações sobre a utilização de bens e serviços na produção de outros bens e serviços no ambiente onde são gerados, direcionado para o fornecimento de subsídios para análise e avaliação do desempenho e da produtividade.

11 - Qual a diferença entre contabilidade de custos e contabilidade gerencial?

A Contabilidade Gerencial é uma das divisões da contabilidade geral, mais voltada para o registro, controle e gerenciamento dos recursos disponíveis e das atividades da entidade (empresa), já a contabilidade de custos está mais voltada para controles de estoques, folha de pagamento e balancetes setorizados.

12 - Qual a importancia da analise e balanços?

Sem dúvida, a utilização mais tradicional da contabilidade refere-se a análise de desempenho, medido pelo balanço patrimonial e demonstração de resultado do exercício, além de outras demonstrações auxiliares. Não se avalia o desempenho de uma gestão apenas pelo resultado líquido do exercício (seja este lucro ou prejuízo), mas por uma série de componentes, indicativos da operação do negócio.

13 - Como é usada?

Tais indicativos se baseiam em “índices financeiros”, que nada mais são que fórmulas objetivas, medindo determinadas características da gestão.

Apresenta-se, a seguir, os principais índices financeiros. As siglas utilizadas são:

AC – Ativo Circulante
AP – Ativo Permanente
REOB – Receita Operacional Bruta
ROB – Resultado Operacional Bruto
ROL – Receita Operacional Líquida
PL – Patrimônio Líquido
PC – Passivo Circulante
ELP – Exigível a Longo Prazo

14 - Qual a relação com a contabilidade gerencial?

A analise de balanço começa onde termina a contabilidade. Para o contador a preocupação básica são os registros das operações, quais os custos que comporão o custo de aquisição, a taxa de depreciação, qual será sua classificação no balanço e sua atualização monetária.

15 - Qual profissional atua nesta área?

Profissionais que trabalham com contabilidade estão ligados diretamente com a gestão da empresa, podendo ser até mesmo o próprio gestor. Mas muitas empresas contratam profissionais especificamente desta área, como contadores, existem também os analistas financeiros, auditores e atuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário